Exposição das Equipes de Competição do CTJ

A competição sempre esteve presente na vida dos seres humanos, sempre nos motivamos a vencer limites e bater recordes. O esporte, em geral, é uma maneira sadia de competição, onde o mérito sempre está na capacidade de vencer, de forma responsável, ética e legal.

Esta ideia de competição foi trazida para as escolas de Engenharia, visando aplicar em desafios reais e complementar o conteúdo visto nas salas de aulas. Em Joinville, são várias as equipes de competição buscando vencer desafios em áreas da engenharia.

Durante a SEPEX, destinaremos um espaço específico para às equipes de competição. Está será a oportunidade de você conhecer  todo trabalho desenvolvido até agora, assim como todas as conquistas das equipes de competições.

Você pode conferir todas as equipes que participaram da exposição, na tabela à seguir:

Equipe de Eficiência Energética – EFICEM

A Eficem é uma equipe de competição universitária  que desenvolve protótipos de veículos, elétrico e à combustão, para participar da maratonas universitárias de eficiência energética e da provas Shell Eco-Marathon, sendo estas realizadas anualmente pela Shell nos Estados Unidos da América e no Brasil. No ano de 2017 a Eficem foi a melhor equipe de eficiência energética da América Latina, na categoria elétricos a bateria, sagrando-se campeã na Shell Eco-Marathon Rio com marca de 364 Km por Kwh, ou 364 km com 50 centavos de real.

BajaCEM

O projeto Baja SAE da equipe BajaCEM consiste no desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes, visando participar das competições Nacionais e Regionais que são organizadas pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE-Brasil). A equipe foi reestruturada recentemente e trabalha no desenvolvimento de um novo protótipo para participar da primeira competição nacional em 2019.

Equipe Fórmula CEM – Combustão

O Projeto FórmulaCEM, carro a combustão, é um desafio proposto a estudantes universitários e tem como principal objetivo: propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia através da concepção, desenvolvimento e validação de um Protótipo de Veículo tipo Fórmula, para competição. Durante a competição os protótipos são avaliados através de provas estáticas e dinâmicas e as equipes realizam a apresentação técnica do projeto, abrangendo aspectos de gerenciamento de projeto, manufatura, custos e comercialização dos veículos. Finalmente, as equipes são classificadas com base nos critérios de pontuação previamente estabelecidos para cada prova pela SAE (Associação dos Engenheiros da Mobilidade).

Equipe Fórmula CEM – Elétrico

O Projeto do Carro Elétrico da Equipe FórmulaCEM, constitui um desafio para os estudantes que participam do mesmo, tendo como principal objetivo: propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia através da concepção, desenvolvimento e validação de um Protótipo de Veículo tipo Fórmula, para competição. O novo conceito de veículo permite incorporar o sistema de powertrain elétrico, aos outros sistemas que definem o veículo, que  já haviam sido desenvolvidos pela equipe de Projeto FórmulaCEM, para os carros a combustão, possibilitando a integração das células, a otimização dos recursos, a ampliação do escopo da equipe e um maior espaço para a aprendizagem.

Equipe Nisus Aerodesign

A equipe Nisus Aerodesign tem como finalidade projetar uma aeronave de pequeno porte rádio controlada capaz de levantar voos com carga no seu interior de acordo com os regulamentos da competição SAE BRASIL.

Equipe de competição do DUNA

O projeto DUNA, mediante a proposta de uma competição onde universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação do tipo rebocador, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. Os modelos concebidos pelas equipes são então submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção.

InfraTEC

A InfraTEC é uma equipe de projetos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville/SC. Elabora e executa projetos de protótipos das mais diversas áreas da infraestrutura, como: pontes treliçadas, estruturas de terra armada e concreto armado.

BOTCEM – Equipe de Competicação em Robotica

A equipe de Robótica BOTCEM atua na área de robôs de combate.  Nossos objetivos como equipe são: Aprendizagem, aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos técnicos adquiridos academicamente.

PET EMB

O PET EMB, Programa de Educação Tutorial de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em Janeiro de 2011, tem como objetivo desenvolver os três pilares dentro da faculdade ensino, pesquisa e extensão.

Equipe Babitonga

O Barco Solar Babitonga é um projeto universitário, composto por alunos e professores dos diversos cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, que visa desenvolver embarcações movidas exclusivamente por energia solar fotovoltaica.

Equipe Holandês Voador

A equipe Holandês Voador Nautidesign desenvolve um modelo de rebocador para o Desafio Universitário de Nautidesign (DUNA), promovendo inovação tecnológica na área naval dos alunos participantes em uma competição entre diversas instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Sendo a única equipe bicampeã, com os primeiros lugares das edições 2017 e 2018.